sábado, 26 de julho de 2014

Resinas e Facetas Cerâmicas



Odontologia Estética: Resinas e Facetas Cerâmicas
Por Helaine Cardoso Martins
CRO/PR 24.474

Você está satisfeito com o aspecto de seus dentes? Caso não esteja, o que incomoda mais? A cor, o tamanho, o formato...?
A Odontologia Estética é uma ciência que valoriza e restaura a harmonia facial e dental, restabelecendo também a nossa função mastigatória.

O que é um sorriso bonito?
A integridade de nossos dentes e a relação deles com as estruturas que os rodeiam (língua, parte interna da bochecha, etc.) compõem um conjunto de fatores que determinam a harmonia dos dentes e da face assim como a estética do sorriso e a preservação do sistema estomatognático (nosso sistema mastigatório).
Um sorriso harmônico pode ser proporcionado por técnicas restauradoras. Para isso, existem materiais específicos que são utilizados pelo cirurgião dentista com a finalidade de proporcionar um resultado satisfatório para o paciente sem abrir mão da saúde bucal.
A seguir, uma breve demonstração de alguns materiais disponíveis para realização dessas correções ou alterações, visto que vivemos em uma sociedade que cultua a beleza e se torna cada vez mais exigente com os resultados alcançados. 

A Resina Composta é indicada como material restaurador em dentes anteriores para pequenos fechamentos de espaços entre eles, pequenas alterações de forma e cor. Não requer desgaste do dente, pois ele é apenas condicionado para que tenha adesividade ao material resinoso.

Restauração em Resina Composta

Resina Composta

Quando vários dentes anteriores apresentam alterações de forma, estrutura e cor são indicadas as restaurações cerâmicas ou também chamado Laminados Cerâmicos ou Facetas. As vantagens desse tipo de material restaurador são:

Estabilidade de cor, alta resistência à fratura, rigidez semelhante ao esmalte que compõe nossos dentes, compatibilidade com tecidos da gengiva.

Desgaste necessário para posicionamento da Faceta



Facetas de Porcelana




Referências:

Hirata, Ronaldo
Tips: dicas em odontologia estética/ Ronaldo Hirata. –São Paulo: Artes Médicas, 2010.

Estética para o clínico geral/Maria Amélia Máximo de Araújo... [ET al.]- São Paulo: Artes Médicas, 2004.

Imagens:









Nenhum comentário:

Postar um comentário