quinta-feira, 24 de julho de 2014

Sisos - Por que remover?



Olá caros amigos e pacientes

Gostaria de conversar hoje sobre os Terceiros molares (Sisos), que são nossos últimos dentes a erupcionar, e que muitas vezes podem estar associados a patologias.

Antigamente, quando éramos carnívoros vorazes e vivíamos de caça e outros tipos de alimentação rudimentar, esses dentes eram utilizados na mastigação, porém com a evolução da espécie humana, a relativa diminuição do tamanho dos maxilares e alteração dessa alimentação, esses dentes acabaram por não efetuarem significativa diferença na mastigação e perda de seu espaço na boca.

Devido a essas alterações muitos dos terceiros molares acabam por não erupcionar ou erupcionar de forma errada, trazendo problemas para dentes adjacentes, mucosa e tecidos de suporte. Quando se erupciona parcialmente permite a penetração de microorganismos na região podendo causar até infecções graves e quando o referido permanece incluso, ele pode causar danos às raízes dos dentes vizinhos, causar a presença de cistos ou tumores e fragilizar a mandíbula (podendo causar fraturas).

A condição mais favorável para remover o Siso é quando as raízes não completaram sua formação (entre 14 - 17 anos), tornando sua remoção mais fácil, rápida e com menos perigo às estruturas vizinhas, como nervos e vasos que passam pela região, além de causar menos dor e inchaço pós-operatório.

Não esqueça de procurar um profissional habilitado para esta prática, ele solicitará os exames necessários para o seu caso e poderá lhe orientar de forma correta.


Um forte abraço,



Nenhum comentário:

Postar um comentário